Institucional
Conheça um pouco da história e dos princípios da Metalijuí.

Sobre nós

Com mais de 25 anos de experiência, a METALIJUÍ é referência regional no segmento metalúrgico. Com grande estrutura, a empresa atende diversos projetos, dos mais simples aos mais complexos. Confira um pouco da tragetória daempresa e seus princípios.
Metalijuí

Missão

A Metalijuí tem por missão, desenvolver parceria eficiente de produtos e serviços, com qualidade superior, criatividade, rentabilidade, competitividade, visando às necessidades da direção, funcionários, clientes e parceiros, como garantia de perpetuação da empresa.

Visão

Sustentabilidade e continuidade do negócio, ampliando a área de ação

Negócio

Sustentabilidade e continuidade do negócio, ampliando a área de ação

Propósito

Empresa sólida em busca da excelência em seu negócio.

Princípios

1º) Oferecer soluções de qualidade para satisfação do cliente.
2º) Que a gestão estratégica exalte o espírito empreendedor e inovador.
3º) Ter por excelência a qualidade, a simplicidade, a honestidade, a pontualidade e a competitividade.
4º) Que o trabalho em equipe promova o desenvolvimento profissional, o respeito mútuo, a realização pessoal e a melhoria na qualidade de vida de todos.
5º) Ética gera confiança nos relacionamentos.
6º) A imagem é o patrimônio da empresa perante a comunidade.
7º) O meio de perpetuação da empresa é pelo reinvestimento do lucro.
8º) Comunicação clara, aberta, sincera e objetiva.
9º) O alicerce da Metalijuí é a parceria entre os administradores, funcionários, clientes, fornecedores e colaboradores.

Opções Estratégicas da empresa

1. Produtos: oferecer produtos de qualidade aos clientes, desenvolver novos produtos;
2. Pessoas: proporcionar os valores de cidadania aos funcionários;
3. Gestão: equilíbrio dos recursos e do patrimônio, promovendo a sustentabilidade financeira e a viabilidade econômica da empresa;
4. Valores: relação de parceria ética com os stakeholders;
5. Vendas e Marketing: intensificar as relações de troca com clientes, fornecedores, terceirizações;

Histórico

1980

A oportunidade de aprender a profissão metalúrgica é dada pela indústria Metalúrgica Modelar, na cidade de Ijuí. O empenho individual para o crescimento da empresa, a aprendizagem e a profissionalização em uma indústria que fabricava produtos de qualidade acima dos padrões da época, serviram de escola para formar empreendedores capazes de enfrentar os desafios do setor metal-mecânico.

1992

A partir de uma pequena serralheria, os dois irmãos iniciam as atividades de prestação de serviços para uma outra empresa que fabricava equipamentos de ginástica, além de fabricar grades e aberturas metálicas sob encomenda. Isto após o expediente normal de trabalho, no quintal da casa de um dos sócios. Neste período, o sr. Eliseu, um dos sócios-proprietários, depois de 12 anos, deixa o trabalho na Metalúrgica Modelar e passa a dedicar-se exclusivamente à pequena indústria.

1994

Em agosto deste ano, a Metalijuí é registrada e instala-se no Berçário Industrial de Ijuí, um espaço de 50m² cedido pelo poder público municipal para amparar pequenas indústrias em seus primeiros anos de existência.

1996

Em virtude da evolução da empresa, em agosto deste ano, recebe a doação do terreno de 3.480 m², uma atitude do poder público municipal da época. Um dos sócios-proprietários, o sr. Celso, depois de 16 anos trabalhando na Metalúrgica Modelar, decide cuidar de seu próprio negócio. Para tanto, realiza o curso Empretec do Sebrae, onde começa capacitar-se para a administrar. Ingressa na empresa sra. Eliana, que dedica-se a organização da área administrativa e contábil da mesma. Neste período, inicia a fabricação de equipamentos de ginástica, utilizando a sua marca, para divulgá-los e tornar-se conhecida participa da Expo-Ijuí e Fenadi. Nesta época, a produção era realizada pelos sócios e por dois jovens alunos da Escola Técnica 25 de julho.

1998

Fabrica as primeiras caixas d’água no pátio do berçário industrial. Providencia a documentação de um financiamento do Proger, e inicia a construção de suas instalações.

1999

Em agosto deste ano, muda-se definitivamente do Berçário Industrial de Ijuí para o prédio próprio, na Br 285; numa área construída de 446 m², contava com trabalho dos sócios e de três funcionários na produção. Neste mesmo ano, uma consultoria realizada pela sra. Marinês Ribas, implementou o planejamento estratégico e operacional na empresa; novos produtos em aço inox.

2000

Cadastra-se no Crea, passa a contar com engenheiro mecânico. Suspende a fabricação de aparelhos de ginástica e dedica-se a produção de reservatórios metálicos e estruturas metálicas.

2001

A demanda de produtos aumenta o número de funcionários, produz neste ano reservatórios metálicos de até 230.000litros e estruturas metálicas de até 1.900m². É atendida pelo Programa Extensão Empresarial, um convênio Sedai – Unijuí.

2002

Amplia a fábrica, para 764,50 m² de área construída. Neste mesmo ano, é implementado o sistema de custeio da empresa para otimização dos recursos. Ainda, junto a outros empresários criam a Rede Metal, pelo Programa Redes de Cooperação, por meio de assessoria da Unijuí. Os sócios realizam cursos pelo Programa de Capacitação Gerencial, na Unijuí.

2003

Em virtude do aumento na demanda de estruturas metálicas e a necessidade de produzir reservatórios no local de instalação (capacidade acima de 350.000 litros), e da necessidade de obter autonomia na produção, adquire um equipamento de guindaste. Neste mesmo ano, é elaborado o sistema de informações gerenciais da empresa (SIG), para torná-la mais ágil e eficiente.

2004

Atendendo o aumento na encomenda de reservatórios e pavilhões metálicos, amplia a sua estrutura física para 1.150 m² de área construída.

2006

Dentre os fatos mais marcantes: a construção de um reservatório metálico de 1 milhão de litros para a região Metropolitana. Conquista da medalha de ouro por ocasião do Troféu Redes 2006.